>> Home

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Filosofando sobre manipulação

Eu ia escrever um comentário, mas ficou muito grande e resolvi postar aqui.

***

No caso do filme Ana Bolena quer ser rainha, pra isto ela manipula a situação de maneira que consegue o que quer. O Rei Henrique VIII não é um bobo que não sabe que está sendo manipulado, claro que sabe! Mas todo manipulador tem um ser que esta em posição doidinho para ser manipulado! Ela usa a principio o velho truque do sexo, "só vou dormir com você depois que casar comigo". Era a arma que ela tinha no momento. A pergunta é porque ele podendo dormir com todas as mulheres que estavam lá, resolveu cair na historia dela?

O Rei não queria morrer sem deixar um filho homem para governar o reino dele, a rainha Catarina não conseguia gerar um filho homem (hoje nós sabemos q é o homem q determina o sexo da criança... hahaha isto é muito engraçado, culparam as mulheres por milênios e a culpa era deles!!!).. Mas mesmo ele tendo um filho homem com a irmã de Ana Bolena, ele ainda assim entra na pilha dela e rompe com a igreja pra poder se casar de novo.

Os atos de Ana Bolena são típicos de uma manipuladora, usa os medos, as fraquezas e até as crenças do Rei pra conseguir o que quer. Instigou ele por ele não ter um filho homem com Catarina, por não ser o todo poderoso de seu reino, já que ele era submisso as regras da igreja e amarrou a masculinidade dele no fato de não poder dormir com ela sem casamento. No final da história quando ela não conseguiu gerar o tal filho homem que havia prometido ela ainda tentou dormir com o próprio irmão para conseguir o tal filho homem. Ana tentou de tudo pra conseguir e manter o seu objetivo, ser Rainha, Ter PODER.

Pode-se especular o porque do Rei entrar nesta. Talvez ele realmente acreditasse que não tinha outro jeito ou fosse burro e não conseguisse pensar em outra saída ou o orgulho de macho dele estivesse tão ferido que o cegou... sei lá o ser humano é tão cheio de nuances cinzas que não dá pra dizer que é uma coisa só.. mas de todo jeito ele aceitou a manipulação, não tomou a situação nas mãos e resolveu por ele mesmo, resolveu pela pressão que "sofreu".

Será que eu quero cair na pilha errada de um manipulador? Pq normalmente a pilha é errada.

Manipular é fazer com que os outros façam o que você quer mesmo que eles não queiram fazer, ou melhor colocar as pessoas em situações em que você sabe que a pessoa não vai conseguir reagir a não ser do jeito que você quer.. Já o relacionamento é, as vezes, ceder uma coisa que você não quer tanto pra agradar o outro, desde que esta coisa, claro, não seja contrário ao que você acha certo, mas de qualquer jeito é uma troca, já que os dois tem a mesma responsabilidade sobre o relacionamento.

O manipulador é um egoista, ele não esta preocupado com o outro, só com o que ele quer, o que ele sente, com o próprio umbigo, dúvido até que ele goste mesmo do manipulado.

Se relacionar já é o contrário, é se preocupar com o outro, com o que ele sente, com o que ele quer.

Claro que SÓ se preocupar com o outro sem levar em conta o que você quer não é relacionamento, é servidão, porque tem que ser de mão dupla. Eu me preocupo com você e você comigo, senão não é relacionamento.

Será que eu teria alguma vantagem em ser manipulada? A única que eu vejo é a de nunca se responsabilizar por nada, já que eu fui levada a fazer as coisas pelos outros, que culpa tenho eu? E ai eu vou "chafudar" na m... que eu fiz o resto da vida sem nunca me levantar e dizer não é isto que eu quero.

Agora entre manipulador e manipulado quem é mais culpado? Pra mim é o manipulado, é aquele que não quer se responsabilizar.. que sempre vai culpar os outros, nunca a ele mesmo.

No caso que eu contei, claro que tem uma raivinha embutida no comentário. Ninguém rouba ninguém. Se ele se foi, teve suas razões. Manipulado ou não, a responsabilidade pela vida dele é dele. Não dela, nem minha. Só que naquele caso especifico eu tinha 16 anos, ele 19, ela 21.. nesta idade, cinco anos é uma diferença grande. Eu realmente não tinha maturidade pra talvez entrar no jogo e manipular também pra conseguir o que eu queria, ele. Mas usar daquele velho expediente da barriga pra segura-lo, eu não usaria e foi o que ela fez e os homens ainda caem neste expediente, ou se deixam cair, porque ai a culpa não é deles, não é mesmo?

Eu ainda procuro um relacionamento que conte 50% de cada um.